terça-feira, 25 de setembro de 2012

Basenji

Perfil de Raças

Basenji

   

Tamanho:
FCI
Machos:
 43 cm (na cernelha).
Fêmeas: 40 cm (na cernelha) sendo que pequenas variações nestas medidas não serão penalizadas se as proporções forem mantidas.
AKC
Machos:
 41,7 cm (na cernelha)
Fêmeas: 39 cm na cernelha
Peso:
FCI
Machos:
 11 quilos;
Fêmeas: 9,5 quilos
AKC
Machos:
 11 quilos;
Fêmeas: 10 quilos

Aparência:
Corpo quadrado (altura até os ombros igual ao comprimento do peito até a parte traseira das coxas), mesmo parecendo ser mais alto do que comprido. Compacto, equilibrado, com músculos longos e suaves que possibilitam movimentos bem coordenados, sem esforço.. 
Pelagem e Cor:
FCI: Pelagem lisa, curta, sedosa, e brilhante. Cor Preto e branco, avelã e branco, preto, avelã e branco. A cor branca deverá estar sempre presente nos pés, no peito e na ponta do rabo, sendo que um colar branco, as patas brancas e uma listra branca na cara são opcionais.
AKC: Aceita ainda a cor tigrada. Também possui a ressalva de que a cor branca não deve ser predominante.
Cabeça:
Topo da cabeça reto, bem modelado e de largura média, afinando em direção dos olhos; Forma-se numerosas rugas quando as orelhas estão bem eretas. Também são desejáveis que se formem rugas na lateral do rosto, mas não de forma exagerada que pareçam papadas. Focinho de tamanho médio ligeiramente menor do que a parte superior da cabeça; nariz preto é desejável.; olhos escuros, amendoados e posicionados de forma obliqua.; olhar intenso e penetrante; orelhas pequenas, pontudas e eretas, de textura fina, posicionadas bem a frente no topo do crânio. 
Cauda:
Enrolada bem apertada, sobre o dorso, pendendo para um dos lados do corpo, sem dar a impressão de que podem “cair”.
Expectativa de vida:
De 10 a 13 anos, sendo que é possível encontrar cães com até 22 anos .
Possíveis Doenças:
Normalmente uma raça saudável, o Basenji pode apresentar algumas doenças genéticas devido a utilização larga do inbreeding (casamentos consangüíneos). São elas: Atrofia progressiva da rotina, ou PRA (progressive retinal atropy), Sindrome de Fanconi (uma doença que afeta os rins) Anemia Hemolítica, Hipertiroidismo e Sindrome de Malabsorção. Alergias de pele e hérnias também podem ser um problema. A PRA é uma doença progressiva que pode levar a cegueira e costuma aparecer a partir dos 4 anos de idade. A Sindrome de Fanconi também ataca os cães de meia idade (de 4 a 8 anos) e pode ser fatal.
É normal que as fêmeas entre no cio apenas uma vez por ano, e não duas como a maioria das fêmeas de outras raças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário