quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Border Collie

Perfil de Raças

Border Collie

   

Tamanho:
Pelos padrões da FCI (Federação Cinológica Internacional) os machos devem ter 53cm na cernelha e fêmeas ligeiramente menores, sendo que o peso ideal não é citado. Pelos padrões do AKC (American Kennel Club) a altura ideal é entre 45,7 cm e 56 cm na cernelha, com peso ideal entre 14 kg e 20,4 kg, podendo variar entre 11,3 kg e 25 kg 
Aparência:
O cão deve ter silhueta suave, bem proporcionada, com graça e equilíbrio, combinado com substância suficiente para conferir uma impressão de resistência. Existe uma grande diferença entre a aparência geral dos BC de exposição e os de trabalho. Os cães de exposição possuem uma postura ereta típica, com a cabeça carregada alta e uma aparência “quadrada”. Os cães de trabalho, por sua vez, carregam a cabeça baixa, perto do chão, a traseira é mantida alta e o rabo entre as pernas, dando a impressão de estar (e está mesmo) pronto para mudar de direção a qualquer momento. 
Pelagem e Cor:
Nos shows de conformação são aceitas duas variedades de pelagem, moderadamente longa e lisa. Em ambas deve ser densa e de textura média com subpêlo macio e denso fornecendo boa proteção contra variações climáticas. Na variedade moderadamente longa a abundância de pêlos forma uma juba e culotes. Qualquer variedade de cores é permitida, o branco jamais deve ser predominante.

Cabeça:
Crânio razoavelmente largo, occipital não pronunciado. Sem bochechas cheias ou arredondadas. Focinho afinado para a trufa, moderadamente curto e robusto. Crânio e focinho aproximadamente do mesmo comprimento. Stop bem marcado. Trufa preta exceto para os exemplares de cor marrom ou chocolate (pode ser marrom) e nos azuis (trufa cor de ardósia). Olhos devem ser bem separados de formato oval e tamanho médio de cor marrom, exceto nos exemplares merle quando um ou ambos os olhos podem ser azuis. Expressão esperta, suave, alerta e inteligente. As orelhas têm tamanho médio, inseridas bem separadas. Portadas eretas ou semi-eretas e de audição muito sensível. Boca com maxilares e dentes fortes, com mordedura tesoura perfeita, regular e completa (não é permitida a falta de dentes).

Cauda:
Moderadamente longa, alcançando, no mínimo, o nível dos jarretes. De inserção baixa, bem peluda e com a ponta voltada para cima, conferindo um gracioso contorno e equilíbrio ao cão.

Expectativa de vida: 
De 12 a 15 anos.
O Border Collie costuma ser um cão bastante saudável, as doenças mais comuns a raça são a distrofia de retina (RPED - Retinal Pigment Epitelial Distrophy), uma doença hereditária que ocorre devido ao deposito de melanina e pode aparecer depois dos três anos e também são sujeitos a CEA (Anomalia do Olho do Collie) um descolamento da retina, que aparece bem cedo e resulta em sangramentos e cegueira. Alem disso estão sujeitos a displasia coxofemoral (anomalia no encaixe do fêmur e da bacia) e displasia de cotovelo.

Existe ainda uma doença, especialmente nos Borders de linhagem Australiana, que provoca o depósito de resíduos de produtos no cérebro do cão, durante a infância, causando deficiências físicas e mentais, inclusive levando a ataques de fúria.

Um outro detalhe importante com relação a saúde da raça é que eles, como os collies, não podem receber uma droga bastante conhecida e utilizada para prevenção da Dilofilariose (verme do coração) a INVERMECTINA.

Não precisam de banhos muito freqüentes, um banho por mês e escovações diárias costumam ser o suficiente para mante-los sempre limpos e sem cheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário