quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Collie

Perfil de Raças

Collie  

   


Tamanho:
O padrão da Federação Internacional de Cinofilia (FCI) estabelece a altura para machos entre 56 e 61 cm e para fêmeas entre 51 e 56 cm (na cernelha); Já o padrão do American Kennel Club (AKC) valoriza cães maiores, com machos variando entre 61 a 66 cm e fêmeas entre 56 a 61 cm. Em nenhuma das entidades o animal será desqualificado por estar em desacordo com o padrão de altura, o cão apenas perderá pontos.

Peso:
O peso dos Collies varia em função da altura do cão, mas podem ser considerados como média os machos entre 27 e 34 quilos e fêmeas entre 23 e 29 quilos.
Aparência:
Corpo forte, ativo e com movimentos poderosos e cheios de elegância. As passadas são longas e dão a impressão de que o cachorro está flutuando.

Pelagem e Cor:
Existem dois tipos de pêlos que diferenciam o Collie. O Collie de pêlo longo possui pêlo abundante, especialmente em torno do pescoço e do peito, com subpêlo denso. O Collie de pêlo curto é mais fácil de ser mantido, pois o comprimento de seu pêlo é de apenas 2,5 cm. Ambos os tipos possuem o pêlo da cabeça e das patas mais curtos e macios. As cores permitidas pela FCI são o sable e branco (sable é uma cor marrom que vai desde o dourado claro até o marrom avermelhado intenso); o tricolor (preto com branco e castanho) e o azul merle (corpo cinza azulado, coberto de pintas pretas e algumas partes brancas). O AKC aceita além destas cores o Collie branco que pode ter algumas manchas em sable, ou azul, ou preto e castanho na cabeça.
Collies de pêlo longo e pêlo curto podem nascer em uma mesma ninhada. Em alguns países ele são exibidos como raças individuais, em outros eles são considerados variedades da mesma raça.

Cabeça:
Crânio de testa achatada, com um focinho longo e afinalado; olhos escuros de formato amendoado, afastados. Nos cães de pelagem azul merle é permitido olhos de cor azul, um de cada cor, ou castanho com uma manchinha azul; as orelhas são de tamanho médio, com 1/3 superior dobrado para a frente.

Cauda:
A cauda é longa, carregada baixa com uma leve curva ara cima.

Expectativa de vida: 
de 10 a 12 anos

Observações: 
Collies com fator genético azul merle não devem ser cruzados entre si, pois alguns filhotes podem nascer cegos, surdos ou estéreis. Para saber se o cão tem um fator genético azul merle não basta ver a cor de sua pelagem, é preciso conhecer seus ancestrais. O fator azul merle estará presente em todo cachorro azul merle, e em alguns cães sable e branco que possuam pelo menos um ancestral azul merle, principalmente se o cachorrinho, quando filhote, tiver tido manchas cinza azuladas nas orelhas e no rabo.

Embora muitas raças de cães pastores possam ser consideradas "primas" entre si, três delas são especialmente ligadas os Collies. Duas delas também possuem a palavra Collie em seu nome, e terceira parece um Collie em miniatura.

O Bearded Collie, ou Collie Barbudo mais parece com um Old English Sheepdog, mais magro e de pêlo mais lisinho. Segundo acreditam, eles seriam descendentes de cães da Polônia ou da Hungria. A raça é extremamente amorosa e apegada a sua família. Diferente da maioria dos cães pastores, o Bearded Collie não gosta de passear longe de casa sem os seus donos.

O Border Collie parece ter muito da sua origem ligada ao nosso Collie dos dias atuais. Esta raça é até hoje exibida em competições de trabalho de pastoreio, bem como competições de obediencia, Fly ball e Frisbee. Extremamente inteligente e obediente, ele é também protetor de sua família. É o predileto nas fazendas que ainda usam cães para cuidar de seus rebanhos.

Não se deixe enganar pela aparência. O Pastor de Shetland, ou simplesmente Sheltie, não é uma miniatura do Collie. Ele possui características próprias. Enquanto que o Collie se tornou um especialista em pastoreio de ovelhas, o Shetie sempre se manteve como um pastor para todos os tipos de rebalhos, inclusive de patos, porcos e gado também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário