quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pastor de Shetland

Perfil de Raças

Pastor de Shetland

Pastor de Shetland   Características da raça, fotos e vídeos   

Tamanho:
O padrão da Federação Internacional de Cinofilia não determina os tamnhos mímimos e máximos da raça em termos de altura. Já o padrão do American Kennel Club define a altura do Sheltie entre 33 e 41 centímetros na cernelha.

Peso:
O peso dos Shelties variam de acordo com o seu tamanho, uma vez que a proporção é fundamenteal, mas pode-se considerar o peso médio variando entre 6 e 7 quilos.

Aparência:
Na aparência geral o corpo deve parecer moderadamente longo medido do ombro até a extremidade traseira do osso pélvico, mas muito dessa extensão se deve à angulação correta e largura do ombro e anca. Os pêlos devem ser longos, nunca rústico ou grosseiro. Forte mas mantém a graça da aparência. O corpo é todo proporcional e equilibrado. Pelagem farta, principalmente no peito e ao redor da cabeça. Expressão dócil.
Pelagem e Cor:
Deve ter pelagem dupla, ou seja, pêlo e sub-pêlo. O pêlo é longo e reto. O sub-pêlo é macio, curto e denso. O pêlo em volta da cabeça e peito é mais abundante, principalmente no macho. Nas patas traseiras o pêlo é abundante acima do jarrete. Abaixo dele e no rosto o pêlo é curto. Nos zibelines ou martas, todos os tons são admitidos, do dourado claro até o vermelho intenso, mas a cor principal deve ter um tom firme. Os tricolores têm preto intenso no tronco; prefere-se entre os tricolores, marcação castanho vivo. Azul merle, azul claro prateado, manchado e marmorizado em preto. As marcações castanho vivo são bem-vindas. Apesar de todas essas cores num mesmo exemplar, o efeito final é o azul. Preto e branco tem o preto pelo corpo todo com as marcas brancas no peito, antepeito, membros e extremidade da cauda. Preto e castanho tem a mesma distribuição de cores, sendo o castanho no lugar do branco.

O padrão do American Kennel Club (AKC) proíbe que os Shelties tenham mais do que 50% de seu pêlo na cor branca. As entidades ligadas a Fedetação Cinológica Internacional (FCI)não meciona no padrão qualquer restrição à percentagem da cor branca, mas os cães com muito branco não são desejados e podem até ser penalizados nas competições de beleza e conformação. Segundo os criadores e experts da raça, não se devem cruzar dois Shelties de cor azul merle, pois os filhotes apresentam uma grande chance de nascer com surdez e/ou cegueira. Também não são aconselhados os cruzamentos entre azul merle e zibeline.

Cabeça:
Linha refinada, com o focinho afinado, não tão longo quanto do Collie. O nariz é sempre preto. Crânio achatado, o occipital fica imperceptível, com uma distância razoável entre as orelhas, proporcional como todo o resto. Os lábios superiores e inferiores se encontram e se encaixam perfeitamente. A mordedura é em tesoura, dentes superiores ficam pouco a frente dos inferiores. Os dentes não podem aparecer quando a boca estiver fechada. Os olhos são oblíquos, tamanho médio e de forma amendoada. Cor escura em todas as pelagens, sendo que no azul merle o olho azul ou de cores diferentes é aceitável. As orelhas são Pequenas com as pontas dobradas, inserção alta. Quando relaxados as orelhas ficam descansadas para trás, mas qualquer ruído e elas já levantam com as pontas prá frente.

Cauda:
Deve ser suficientemente longa de maneira que, quando deitada, atinja a ponta dos jarretes. Pelagem abundante. Ligeiramente curvada para cima. Quando em movimento um pouco mais pra cima que o normal, mas nunca fica acima do corpo

Expectativa de vida: 
de 14 a 15 anos



Nenhum comentário:

Postar um comentário